top of page

Falar sobre vulnerabilidades exige coragem

Atualizado: 13 de mai. de 2024




Quando nos deparamos com nossas próprias vulnerabilidades, é comum adotarmos uma postura defensiva, pois há uma crença generalizada de que ser vulnerável é sinônimo de fraqueza. Esse comportamento pode levar à negligência dos problemas e à autossabotagem.


A defensiva se manifesta de diversas maneiras, como sentir uma explosão de energia, ficar em silêncio abruptamente, falar incessantemente para justificar nossos pontos de vista, exagerar ou minimizar a situação, adotar uma mentalidade de "tudo ou nada", se sentir vítima ou incompreendido, culpar os outros ou sentir vergonha, ter pensamentos recorrentes e desejar sempre ter a última palavra.


Apesar de ser uma tentativa de nos proteger do desconforto, a defensiva é um mecanismo ineficaz. Embora possa proporcionar alívio momentâneo, situações semelhantes inevitavelmente surgirão, gerando os mesmos sentimentos de medo e desconforto.

Por outro lado, ao aceitarmos e compreendermos que é natural sentir nervosismo ao falar com alguém, compartilhar ideias que possam parecer "bobas" e reconhecer os limites de nosso conhecimento, abrimos espaço para aprender e crescer.


Essa postura não apenas promove nosso autodesenvolvimento, mas também cria um ambiente mais propício à mudança. Pesquisas demonstram que essa cultura de aceitação e vulnerabilidade melhora a cooperação entre equipes em diversos contextos, pois as pessoas se identificam umas com as outras. Afinal, todos somos vulneráveis, e perceber que podemos ser "imperfeitos" e ainda assim ser considerados competentes no ambiente de trabalho torna tudo mais leve.


Camila Cristina de Mello Santos




REFERENCIAS


James W. Tamm, Ronald J. Luyet, Radical Collaboration, 2nd Edition: Five Essential Skills to Overcome Defensiveness and Build Successful Relationships - HarperBus; 2020 ISBN: 0062915231; 9780062915238


Kara Cutruzzula, "O bloqueio número 1 para o trabalho em equipe é a defesa.Veja como desativá-lo" retirado 09/05/22

 
 
 

Kommentare


download.png

Olá, que bom ver você por aqui!

Me chamo Camila, sou Psicóloga e acredito que mesmo que com um olhar realista sobre a vida é possível ter uma vida boa.

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest
bottom of page